segunda-feira, 4 de junho de 2012

Celebrando a Festa de "Corpus Domine"


Sermão para Solenidade de Corpus Christi
Por: Marcos Cassiano Dutra

A celebração da Solenidade de Corpus Christi têm profunda referência à devoção antiquíssima da cristandade a Santíssima Eucaristia. O espírito de piedade cristã diante da Santa Comunhão é o efeito visível da causa invisível que transubstancia as espécies do pão e vinho consagrados, tronando-os, pelo mistério da fé, sacramento salutar que alimenta a vida cristã, e, educa a vida humana na escola evangélica da partilha e fraternidade.
Corpus Christi nos recorda também a Paixão do Senhor. Tudo quanto aconteceu ao corpo de Cristo, na ocasião do suplício da crucificação, continua hoje nas problemáticas sociais da miséria, violência e marginalização. O corpo dos irmãos e irmãs é sagrado, e, assim como a Hóstia Consagrada, não se pode profanar. Portanto, Corpus Christi nos conscientiza acerca do respeito à vida e ao corpo humano, a partir de Cristo, presente na Eucaristia em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Corpus Christi nos ensina também o mistério da Ressurreição. O corpo de Cristo, crucificado no santo madeiro, ressurge misteriosamente ao terceiro dia, no triunfo sobrenatural da vida sobre a morte e o pecado. Celebrar Corpus Christi é deixar-se educar na escola contemplativa da Ressurreição de nosso Senhor. Portanto, Corpus Christi infundi, no coração piedoso e devoto dos fiéis, a esperança cristã, que é Jesus Cristo, crucificado-ressuscitado.
Qual é uma característica fundamental da Igreja de Cristo? É a Santa Eucaristia, ou seja, uma Igreja eucarística. Tal identidade não é fruto do acaso e da vontade humana, e sim da iniciativa insondável da Santíssima Trindade que, desde a Antiga Aliança, prefigura no povo de Israel a imagem da Igreja, e, no maná, a própria Eucaristia. Adoremos o mistério da vida presente no Sacramento da Comunhão, e digamos extasiados como Santo Tomás de Aquino – “Eu te adoro, ó Cristo, Deus no santo altar, neste sacramento vivo a palpitar!”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário