terça-feira, 29 de maio de 2012

A teologia da Santíssima Trindade

Cremos em Deus, Santíssima Trindade!
A teologia trinitária do mistério de Deus
Autor: Marcos Cassiano Dutra


Cremos em Deus, Santíssima Trindade! Eis uma verdade de fé elementar de nossa catolicidade cristã. Crer na Santíssima Trindade é crer em toda a história da salvação, que se iniciou na revelação do Transcendente ao ser humano, passando posteriormente pela experiência fideística (experiência de fé) do povo de Israel, o qual já prefigura, na Antiga Aliança, a imagem bíblica da própria Igreja de Cristo – querida pelo Pai, fundada pelo Filho e santificada no Espírito Santo, conforme nos recorda o Vaticano II na eclesiologia da Lumen Gentium (Constituição Dogmática Conciliar).
            
 A Santíssima Trindade é a referência misteriosa da comunidade perfeita, nela não há divisão, mas sim união de Pessoas Divinas. A Igreja, Corpo místico de Cristo-Cabeça deve pois, em sua organização temporal militante, viver de maneira evangélica essa mesma unidade essencial de Deus Trindade, dado que, se a Igreja é envolta pelo mistério da Trindade, logo ela é trinitária; por isso mesmo os fiéis cristãos, ao início de toda Ceia do Senhor (a Missa) traçam sobre si o sinal eloqüente da fé que professam e os reúnem em comunidade: fé em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
            
 Como entender um Deus que ao mesmo tempo é Uno e Trino? A Trindade de Deus é divina, não humana, isto é, ela é formada misteriosamente por três Pessoas Divinas e não três pessoas humanas, por isso a natureza humana interroga o mistério da Trindade, por que na realidade temporal humana é impossível existirem num único ser vivo, ao mesmo tempo, três pessoas. Contudo, a certeza da fé, que não é obra do acaso e do abstrato, mas do Transcendente, nos auxilia na compreensão e contemplação dessa realidade da natureza divina de Deus, Santíssima Trindade, o qual não é três deuses, mas um só Deus, três vezes Santo.
             
A imagem antigo-testamentária do Deus de Abraão, Isaac e Jacó, prefigura o mistério da Santíssima Trindade que será revelado plenamente no Verbo humanizado (Jesus de Nazaré, o Cristo) Aquele que nos dá a conhecer totalmente quem é Deus, quem é o Senhor, quem é Javé...  Jesus, em sua missão salvífica, aos poucos vai mostrando o mistério da Trindade ao dizer -  “Eu e o Pai somos um”, “Ide por todo mundo e a todos batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Nesse aspecto, pode-se dizer que a Trindade é profundamente cristológica, pois Cristo é Pessoa e Obra de Deus, pessoa no sentido de que Nele habita a divindade da Trindade e obra por que Ele é o próprio reino de Deus.
            
 Assim afirma Santo Atanásio: “Com efeito, toda graça nos é dada em nome da Santíssima Trindade vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Assim como toda graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não podemos receber nenhuma graça senão no Espírito Santo. Realmente, participantes do Espírito Santo, possuímos o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do mesmo Espírito”.
             
Celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade é deixar-se mergulhar nesse mistério transcendente de Deus e torná-lo transparente na vida cristã, nos gestos, palavras e ações, dado que fé e vida caminham juntas. O mistério de Deus não é algo desencarnado, e sim encarnado na história do homem, quanto mais o celebramos e contemplamos de maneira consciente, plena e frutuosa, muito mais esse mistério sagrado se encarna, se atualiza, na humanidade, fomentando nos homens e mulheres de boa vontade o desejo de difusão dos direitos humanos como sinais concretos da fé na Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário