sábado, 10 de setembro de 2011

Teologia do Batismo

Múnus batismal
Por  Marcos Cassiano Dutra

O sacerdócio comum dos fiéis, que lhes é conferido no Sacramento do Batismo, constitui-se de três aspectos fundamentais – ser sacerdote, profeta e rei. Sacerdote no sentido de compromisso com Deus, profeta na defesa e anúncio dos valores evangélicos no mundo secular e rei porque o Batismo torna o catecúmeno partícipe da porfia celeste, iniciando-o na vida cristã dentro da comunidade de fé dos discípulos e discípulas de nosso Senhor, isto é, a Igreja, peregrina e militante na realidade temporal, visando àquilo que é infinito. É rei também porque o batismo imprime uma identidade, um caráter, uma filiação especial em Deus, o Rei dos reis. Portanto, o batizado participa da realeza celestial do Criador que é a vida eterna, a Igreja triunfante.
Abordadas as características sacramentais do sacerdócio comum dos fiéis batizados, pode-se dizer que tais caracteres formam um múnus batismal? Sim, porque um dos significados da palavra múnus é “função que alguém tem de exercer”. E qual é a função sacramental que o fiel batizado, dotado desse múnus específico, tem de exercer? É a função de ser pessoa cristã, alguém que possa ser sinal de Jesus Cristo no mundo por meio de gestos, palavras e ações.
Dentro da função batística de ser pessoa cristã está implícito algo de suma importância: a ética, neste caso uma ética do Sacramento do Batismo, ou seja, de uma conduta cristã no exercício de uma vida humana sacramentada nas águas batismais, onde o fiel é sepultado com Cristo para uma nova vida marcadamente cristocêntrica. Quando um batizado não observa e sim relativiza esse significado eclesial, o sacramento torna-se uma alegoria religiosa em sua vida social, sendo esvaziado de todo seu conteúdo teológico-pastoral.
A compreensão da dimensão do ser pessoa batizada na fé da Igreja é de fundamental importância para uma vida cristã coerente com a proposta de Jesus Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, o fiel batizado, sacerdote, profeta e rei é chamado a transmitir com e em sua vida todo o mistério do amor redentor que está presente na fé cristã, sendo para o mundo cotidiano uma pessoa de virtudes humanas e cristãs. Nisso consiste o múnus batismal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário