terça-feira, 26 de junho de 2012

O Amor precisa ser amado


O coração de Deus
Contemplando o amor divino
Por Marcos Cassiano Dutra

Contemplo no silêncio a vida e fico a imaginar o futuro com a influência do presente, e a sabedoria do passado. Aprender, eis o segredo de quem almeja viver bem. É um equivoco muito grande reduzir a vida aos prazeres e alegrias, vida também é sinônimo de fraquezas e tristezas, cabe ao homem ser prudente e saber interpretar os sinais que a existência lhe dá ao longo de seu existir humano.
            A inteligência é importante, mas que seria a vida se não fosse à arte de amar, ou seja, de usar do coração para expressar os mais ternos sentimentos humanos! Não vive bem que não se ama e não sabe amar os outros. É na dinâmica do amar e ser amado que a natureza humana vai se conhecendo como um ser capaz de boas relações como a paz mundial, efeito magnífico do amor humano entre toda a humanidade. 
            Desejo vivamente que o amor se faça presente entre todos nós! Como nos enche os lábios de satisfação ao dizer: eu amo alguém, ou eu sou amado! Deve ser por isso mesmo que a família é a célula indispensável na formação do homem como ser social, pois é na família, no amor dos pais, que todos somos educados para o amor ao próximo. Feliz é o provérbio popular que não se cansa de repetir: “só o amor constrói!” Constrói tudo aquilo que a inveja, a ofensa, o preconceito, teimam insistentemente em destruir e desumanizar.
            O amor é tão importante que o próprio Jesus de Nazaré, ao aproximar-se de seu suplício glorioso e pascal, deixou aos seus discípulos a sagrada ordem, o mandamento do amai-vos uns aos outros assim como Eu, vos amei, porque o Pai, o Criador e Pai, me amou e em mim ama todos vocês! Portanto, ser discípulo e discípula do Divino Mestre é ser seguidor do amor, amor verdadeiro que se fez sacrifício eterno e salvador no algoz da cruz libertadora e redentora.
            O titulo mais belo que se pode dar a Jesus é o de Sagrado Coração. Rei do Universo, Cristo, Senhor dos senhores.... Todos esses títulos são pequenos diante do Coração Sagrado de Jesus! Como pode um Deus ser Rei de tudo e de todos, ser o Ungido e Senhor, se não tiver dentro de si um coração? Deus, Santíssima Trindade, é Deus, por que é amor, já nos recorda São João no Apocalipse. Para conhecê-lo é necessário antes de tudo amar, porque só o conhece quem ama! Ah, Senhor Deus, como é belo chamá-lo de Sagrado Coração, Coração Santo, que pulsa misericordiosamente no peito transpassado de Jesus Cristo crucificado-ressuscitado!
            Um Deus sem coração é um deus morto. Tu, Senhor, és vivo por que tens um coração! Coração que se fez nossa carne, nossa gente e quis nos amar da mesma forma que nós humanamente nos amamos. No fim de tudo, quando a vida terrena se findar, escutai esse apelo orante e piedoso: guarda-nos em teu Sagrado Coração! Não há lugar mais seguro, santo e santificador que morar eternamente em teu coração. Imagino, pois o céu como um grande coração onde todos são amados infinitamente.
Bela é a jaculatória que diz: “Fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Sim, nosso coração deve ser semelhante ao vosso, Senhor, coração que jamais guerreia, que jamais nega o pão, que jamais exclui, que jamais mata, que jamais calunia...
Nos últimos instantes dessa prece escrevo, inclinado diante do mistério da Divina Misericórdia, um breve agradecimento ao Amor Divino – “Jesus, eu confio em vós!”  


Nenhum comentário:

Postar um comentário