segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Qual a importância da relação entre fé e vida?



A experiência da fé na vida
Por Marcos Cassiano Dutra


Há uma citação do teólogo brasileiro Leonardo Boff que considero crucial para iniciar a reflexão sobre a experiência da fé na vida do ser humano. Diz o pensador: “Experimentar Deus não é pensar sobre Deus, mas sentir Deus com a totalidade de nosso ser”. Essa frase extraída do livro Experimentar Deus, a transparência de todas as coisas, quer propor a todos os crentes um percurso diferente na compreensão do sagrado, o qual não deve ser apenas reduzido ao pensamento, mas ampliar-se para a esfera do sentimento, não como fuga ou alienação e sim como caminho espiritual cuja finalidade é colaborar na relação entre a humanidade e o divino.

            
Por muito tempo a fé cristã limitou-se exclusivamente ao ambiente sistemático do pensamento teológico como via para se experimentar (conhecer) Deus. Isso fez com que de um lado houvesse um gigantesco número de tratados teológicos, e de outro a imensidão de pessoas distantes do conteúdo básico da fé, pois este acabou tornando-se um monopólio doutrinal dos teólogos e da instituição e aos poucos se dissociou do cotidiano das pessoas, criando dessa forma uma fé de documentos e não de práticas concretas e de engajamento.
            
Leonardo Boff ainda ressalta em sua análise da fé dentro da religiosidade exclamando – “Falou-se tanto de um Deus sem mundo que apareceu o mundo sem Deus”. A demonização do mundo trouxe sérias consequências ao Cristianismo, a começar pela decadência e cisma na cristandade e a crise na relação entre Igreja e mundo que o Vaticano II tentou resolver ao fomentar o diálogo com a sua Constituição Pastoral Gaudium et Spes que exorta:  “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.”
            
Como enfrentar hoje o a problemática religiosa de um mundo sem Deus? O desafio é recompor a essência que marca a prática da fé cristã nos primórdios do Cristianismo. Os primeiros Cristãos eram reconhecidos como tal por meio do testemunho de vida que davam. Portanto, a experiência da fé na vida não é um assunto novo, é um tema genuinamente ligado com a tradição cristã e cuja centralidade está na interação necessária entre fé e vida.
             
Importante é saber que de nada vale qualquer trabalho intelectual sobre a fé, se primeiro essa fé não é cultivada e exercitada na teologia do cotidiano, aonde a escola da vida também é capaz de ensinar religião.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário