quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mariologia e piedade popular

Pensando em Maria
Por Marcos Cassiano Dutra


Penso em ti, ó Maria de Nazaré, e quando mais elevo com veneração meu pensamento até tua pessoa virtuosa, mais me encontro unido ao coração divino da Santíssima Trindade indivisa e criativa. Penso no teu rosto meigo, sereno, bonito, que encantou os olhos de Deus de forma tal que Ele, em sua benevolência e projeto salvífico, predestinou-te, desde a Antiga Aliança, para ser a Mãe do Verbo encarnado na história humana. Nossa Senhora da beleza santa das mulheres judias, excluídas e marginalizadas pela sociedade patriarcal de seu tempo, mas corajosas e cheias de fé no Javé de Abraão, Isaac e Jacó!
           
Penso em ti, ó Maria de Nazaré, e quanto mais elevo com veneração meu pensamento até tua pessoa virtuosa, mais me encontro unido ao Sagrado Coração de Jesus, o Mestre de Nazaré. Penso no teu rosto materno que afagou, cuidou e amou unicamente o Filho de Deus, gerado por obra inefável do Espírito Santo em teu seio puríssimo e virginal. Foste, das mulheres que seguiam Cristo, a discípula mais fiel e exemplar que o Novo Testamento pode apresentar como modelo de vida cristã. Nossa Senhora do discipulado, sempre comprometida com o Evangelho e atenta ao Divino Mestre, corajosa e cheia de fé no Messias prometido e esperado pelos Profetas!
           
Penso em ti, ó Maria de Nazaré, e quanto mais elevo com veneração meu pensamento até tua pessoa virtuosa, mais me encontro unido à Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, Una, Santa, Católica e Apostólica. Penso no teu rosto intercessor que não cansa de ser nossa advogada e amparo nestes vales de lágrimas temporais até a pátria celeste definitiva, onde gozas de alegria sem par. Foste, das mulheres santas de toda a história da Igreja, a maior e bendita, a ser honrada nos altares e nas liturgias, pois tu és a verdadeira mãe dos membros de Cristo e medianeira de todas as graças. Nossa Senhora da cristandade, filha excelsa de Sião e intercessora do povo de Deus, corajosa e cheia de fé no Ressuscitado anunciado pelos doze Apóstolos do Senhor!
           
Penso em ti, ó Maria de Nazaré, e quanto mais elevo com veneração meu pensamento até tua pessoa virtuosa, mais me encontro unido ao mistério de Deus. Penso no teu rosto inculturado, presente em cada nação, em cada continente. Tu és modelo de evangelizadora que transmite Cristo aos povos, sem usar a força do braço, mas do amor e respeito a cada cultura, utilizando seus elementos positivos e válidos a serviço da Palavra de Deus. Foste, dos grandes itinerantes missionários do cristianismo, a maior missionária de ontem e de hoje. Nossa Senhora da missão, corajosa e cheia de fé nas palavras do Missionário do Pai, Jesus!
           
Penso em ti, ó Maria de Nazaré, e continuarei a pensar, porque vejo, em tua vida o exemplo, em tua intimidade a união e na tua intercessão o auxilio nas horas de confusão e angustia. Sede o perpétuo socorro e dulcíssima esperança em cada instante da vida, tu que és a nova Eva, não deixe que os frutos da maldade humana sejam consumidos pelos cristãos; dá-nos o bom fruto da salvação que é Cristo, Pão vivo descido do céu. Imaculada, roga por mim, por nós pecadores, agora e na hora de nosso encontro definitivo com o Senhor, na morte. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário