quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A arte sacra


Teologia da arte
A arte sacra como espaço de experiência de Deus
Por Marcos Cassiano Dutra



A arte é a expressão simbólica da linguagem do ser humano e a religião parte integrante da cultura humana. Nesse aspecto a arte sacra é ao mesmo tempo comunicação do homem e da fé. O mistério de Deus torna-se realidade contemplada por meio das iconografias, vitrais e esculturas, as quais fazem referência artística à beleza do transcendente. A religião é, pois um sistema de símbolos para a comunicação com Deus, visto que a relação da humanidade com Ele necessita de símbolos, os quais traduzem no visível o invisível da fé. 
A arte sacra é uma escola teológica por que consegue seu objetivo primeiro – a catequese, o ensino da crença; de maneira não-verbal, mas sensitiva, o visual, tornando-se algo popular, ou seja, da compreensão de todos.  
 A Igreja é a portadora das palavras e sinais de Cristo, ela expressa esse mistério através da linguagem simbólica, em vista dos fiéis alimentarem a fé, a esperança e a caridade através dessa simbologia catequética, logo o espaço sagrado é também espaço da arte, assim afirma Cláudio Pastro – “As igrejas construídas pelos homens são sinais visíveis da Igreja, povo de Deus convocado e reunido em torno do Cristo”. 
 A arte sacra serve, portanto para a glorificação de Deus e a transformação dos corações humanos. Por isso a religião necessita sempre de poetas, artistas e místicos, que criam, recriam e interpretam os símbolos da vivência da fé no dia a dia.
O filósofo Aristóteles afirmava que não se pode viver sem a felicidade, da mesma forma não se pode viver sem a beleza. O belo sempre fascinou o homem, dado que a natureza humana é envolta pela estética, isto é, pela admiração daquilo que “encanta os olhares”. Deus, em sua infinita sabedoria criativa, escolheu, qual artista do universo, a beleza para comunicar-se com a humanidade, revelando-se na arte magnífica da salvação.
            Jesus Cristo é a Beleza Sagrada encarnada na história, o qual santifica e restaura a obra-prima da criação, tornando o bom e belo sinais da presença da Santíssima Trindade, e a beleza artística não mais uma categoria conceitual e abstrata, mas experiência contemplativa da salvação e redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário