sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Qual é a majestade de Cristo?


Cristo, Rei do Universo!
Por Marcos Cassiano Dutra

"Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera!" A célebre frase cristã não é somente uma periférica conotação triunfante da majestade de Cristo e sim uma afirmação teofânica do poder de Deus na história humana por meio de seu Santíssimo Redentor. O poder de Deus não vem da lógica do homem, não é um poderio político, econômico, ideológico, cultural ou religioso, é um poder misterioso (sagrado), capaz de converter os sistemas políticos, econômico, ideológicos, culturais e religiosos em sua utopia própria de ser reino de Deus.

Cristo vence, vence todo ódio, todo fanatismo, toda indiferença... Cristo reina, sobre todas as mentalidades desumanas e Cristo impera, governa, mais que qualquer globalização, seja ela qual for por que seu governo não fundamenta-se na dominação do capital internacional e sim na fraternidade que traz conversão, isto é, mudança de mentalidade.

A cristandade por vezes equivocou-se ao reduzir a potestade de nosso Senhor a um caráter meramente histórico e material na conquista de mais fiéis com suas cruzadas, hoje, com o progredir dinâmico da história, somos capazes de entender que o reinado de Jesus Cristo não é força de um braço que traz consigo a cruz numa mão e a espada na outra como antigamente, mas a força do testemunho que é capaz converter os corações de cristãos e não-cristãos, transformando a sociedade em suas estruturas interiores e exteriores a partir da fé e não de armas bélicas.

Cristo, Rei e Senhor do Universo, ajuda-nos a superar todo tipo de mentalidade reducionista sobre sua divindade e poder. Acompanha-nos na construção do reino de Deus, tornando-o mais visível por meio de nossas ações, pois como diz São Tiago Apóstolo: "A fé sem obras é morta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário