terça-feira, 13 de setembro de 2011

O significado de Maria para a Igreja


Maria na vida da Igreja
Por: Marcos Cassiano Dutra

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. Essa frase evangélica, pronunciada pela moça de Nazaré na ocasião da Anunciação, é tantas vezes rezada, recordada e meditada na oração cristã e mariana do “Angelus”. Maria, Nossa Senhora como a chamamos, que de vários jeitos maternos, em cada cultura da humanidade, continua a dizer: “faça em mim a vontade de Deus”. E a santa vontade Dele (Deus) se faz presente na vida da filha de Sião em sua intercessão como Mãe do Redentor.
             
O Catecismo da Igreja Católica expressa: “Nós cremos que a Santíssima Mãe de Deus, a nova Eva, Mãe da Igreja, continua no céu o seu papel maternal, em relação aos membros de Cristo”. Perguntemos então – Qual é o papel de Maria? A mariologia responde-nos que seu papel singular, além de ser exemplo de santidade e discipulado, é conduzir por meio da devoção os fiéis cristãos, homens e mulheres de boa vontade, ao encontro com Jesus, Caminho Verdade e Vida. Ela, como intitula a Igreja, é a Eva nova, a qual nos dá não o fruto da morte e do pecado, mas o fruto da vida e salvação, o bom fruto, o Verbo de Deus humanizado, isto é, encarnado em nosso meio como Deus Conosco, dado que, no Messias profetizado, Deus restaura a sua criação por meio de uma aliança perene no sangue de seu Cordeiro.
             
 Nossa Senhora é, portanto, co-redentora, ou seja, colaboradora na redenção, porque está inteiramente compenetrada pelo mistério da Trindade, por isso pode nos falar sobre Jesus e a Ele nos conduzir espiritualmente. Os Bispos da América Latina, no Documento de Aparecida, dizem unânimes: “Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu filho e formadora de missionários. Ela, da mesma forma como deu á luz o Salvador do mundo, trouxe o Evangelho à nossa América”. E trouxe a nós a Boa Notícia de forma inusitada, oportuna, profética e especial – ela se inculturou na realidade de nossos povos latino-americanos ao tornar-se índia em Guadalupe e negra em Aparecida, retratando em sua fisionomia o rosto do povo e da mulher latino-americana, várias marias da nazarés de ontem e hoje. Maria está na vida da Igreja, em especial da Igreja na América Latina, como um arquétipo judaico-cristão de uma vida totalmente devotada a Deus e aos irmãos.  
             
Rezemos a Nossa Senhora, Mãe de Cristo e da Igreja, mãe do céu morena, intercessora e missionária, para que ela, junto a Deus continue acompanhando a gente nas estradas da vida. “Santa Maria, Mãe de Deus e da América Latina, roga por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário