quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Christus imperat


A solenidade de Cristo, Rei do universo
Por Marcos Cassiano Dutra

 
Com a Solenidade de Cristo Rei, a Igreja finda o Tempo Comum e encaminha-se liturgicamente para o Advento, em preparação ao Natal do Senhor, iniciando assim um novo ano litúrgico.
Celebrar a majestade de nosso Senhor Jesus Cristo é antes de mais nada contemplar a realidade celeste da Santíssima Trindade. Em Jesus habita tal mistério trinitário, dado que Ele é ao mesmo tempo pessoa e obra de Deus. Cristo é Rei, seu reinado é o reino de Deus. O reino de Deus é o Evangelho, é a Boa Notícia, é a vida em plenitude difundida em sua ação messiânica, ou seja, os gestos, palavras e ações do Senhor, traduzem de maneira concreta a mistagogia (mistério) que envolve esse reino, essa “opus Dei”, essa obra de Deus.
A majestade de Jesus não é fruto de ideologias políticas e culturais, não compactua com a injustiça e o desrespeito aos direitos humanos. Sua realeza está na dinâmica do serviço, da gratuidade, do lava-pés, da fraternidade...
O trono de Cristo Rei é o santo madeiro da cruz e não as cadeiras temporais dos poderes estabelecidos. Seu reinado pauta-se pelas Bem-Aventuranças e acima de tudo pelo amor aos mais necessitados e sofredores.
Cristo é Rei, Cristo reina, Cristo impera, não como um ditador, monarca ou presidente e sim como princípio e fim para o qual tende o tempo e a história, os astros, estrelas e planetas, sendo ele fonte abundante de todo bem e paz.
 Sua coroa não é de ouro, nem de prata, é a Ressurreição. Seu cetro não é um bastão cravejado de pedras preciosas, e sim suas santas chagas. Seu manto não é de panos finos e glamorosos e sim a túnica da caridade e do amor ao próximo.
A real fisionomia de Cristo Rei impressiona os poderosos e ambiciosos desta terra, porém permanece perene no coração dos que caminham fiéis na fé para a comunhão dos santos, por meio dos sacramentos e de uma vida virtuosa.
Os herdeiros de Cristo Rei são todos os homens e mulheres de boa vontade que, em cada ação social cristã, tornam mais visível tal reinado. No reino de Deus, do qual Cristo é o Rei, há lugar para todos que desejam tornar viva sua constituição - “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário