quarta-feira, 6 de março de 2013

Filosofando sobre a cultura


O que é a cultura?
Por Marcos Cassiano Dutra

            
Aqui e acolá se fala sobre cultura e seus diversificados sinônimos, mas o que vem a ser isso que chamamos de cultura?
            
Estudiosos da área de ética consideram a cultura como sendo uma segunda natureza humana (a primeira é a biológica). A definem como totalidade dos produtos da atividade do ser humano, por exemplo: linguagem, arte, religião, leis, normas...
            
Se a cultura é parte da natureza humana, ela é algo que distingue o homem dos demais animais. Nesse sentido, a cultura é uma criação social, dado que o ser humano, mentor cultural, é um ser de relações, isto é, um ser social. Ao fazer-se criação da vida social, a cultura torna-se um instrumento ideológico de interiorização de valores para a sociabilidade.
         
Por isso que para se estudar o ser humano, um dos caminhos que a antropologia (estudo sobre o homem) utiliza é a pesquisa científica em torno das mais distintas manifestações culturais da humanidade. Vê-se, portanto, que a cultura não é mero acidente histórico, e sim um dado elementar do caráter humano.
            
O ser humano é um ser em construção. Não nasce pronto e acabado, nasce potencialmente capaz de construir o seu ser. Esse é o grande desafio da vida humana – o processo de edificação da própria existência. A cultura se encaixa nesse caminho processual como uma das formas construtivas do eu-humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário