sábado, 2 de março de 2013

Fé e razão?



Filosofia e vida cristã
“Crer para compreender e compreender para crer” – Sto. Agostinho
Por Marcos Cassiano Dutra


A Filosofia é uma ciência humana que germinou na cultura grega antiga nos séculos VI e VII a.C. e, ao longo do tempo, se difundiu na sociedade européia medieval e moderna, prosseguindo até os dias de hoje na contemporaneidade. É em si um saber suja finalidade é o aprimoramento da faculdade natural do homem chamada reflexão.
             
Filosofia significa amigo da sabedoria (Filo-amigo / Sofia - sabedoria). O filósofo é, portanto, aquele que busca, por meio do raciocínio reflexivo, aproximar-se da amiga indispensável à vida – a sabedoria.
             
Interessante que na cultura judaica sabedoria quer dizer saber saborear a vida. Quem realmente filosofa, além de relacionar-se com a sabedoria, de certa forma reflexiva, aprende a existir bem, ou seja, a saborear a vida ampliando o conhecimento.
             
Os primeiros Padres da Igreja já no século II, entre eles Santo Agostinho de Hipona, intuíram que o pensar filosófico seria de grande valia para a fé e a vida cristã. Por isso utilizaram da Filosofia como instrumental no estudo da Teologia. Posteriormente a essa época dos Padres da Igreja (a Patrística) deu-se, no início do século IX até o fim do século XVI, o período histórico da Escolástica, tendo Santo Tomás de Aquino como seu magno representante, por ter ele utilizado de maneira magistral o pensamento aristotélico em sua vasta obra teológica. A Filosofia é tão importante que todo o bom estudante de Teologia deve ter também uma boa base filosófica.
             
Mas qual é, em suma, a relação que se estabelece entre Filosofia e vida cristã? Sem dúvida alguma é a relação racional para o amadurecimento do intelecto da fé na reflexão acerca da doutrina e pesquisas em torno de variados assuntos teológicos. Uma fé consciente resulta numa prática religiosa coerente; nesse sentido se encaixa perfeitamente a vida cristã e o pensamento filosófico.
             
Se Filosofia é ser amigo da sabedoria, e, se sabedoria é saber saborear a vida, logo a vida cristã, auxiliada pelos conhecimentos filosóficos, é um constante aproximar-se da Sabedoria Eterna (Deus), para assim saber saborear com dignidade o dom da vida segundo o Evangelho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário