terça-feira, 26 de março de 2013

Teologia da Ressurreição



O que é a Ressurreição de Jesus Cristo?
Por Marcos Cassiano Dutra

Aproxima-se a Semana Santa e nela o Tríduo Pascal, celebração principal de todo o Ano Litúrgico, dado que é somente por meio da Ressurreição que se entende a pessoa de Jesus de Nazaré. Logo, a Páscoa é a celebração da identidade de Jesus, caráter marcante a se fazer presente na índole de todo o cristão. Porém qual é essa fisionomia? É a ação do Ressuscitado. Ressurreição é o processo ativo, misterioso e transformador da vida que vence a morte, da esperança que vence o medo, da graça que supera o pecado.

A Ressurreição não é mero aleluia sem significado histórico, pois foi precisamente a história humana que Deus escolheu para se manifestar ao revelar-se, e nela construir uma história de salvação; e escolheu o ser humano, destinatário por excelência da Redenção, como receptor da herança da fé que Cristo veio transmitir: o Evangelho, o Reino de Deus, que em Jesus alcança seu pleno cumprimento, visto que Ele é em si a Pessoa e Obra de Deus ao mesmo tempo.

Portanto, quando se fala de Ressurreição, não se comenta sobre um fato passado e isolado numa época, mas atualiza-o no hoje da história. Cristo hoje torna a Ressuscitar, e com sua Ressurreição torna a interpelar-nos para as urgências evangélicas necessárias no enfrentamento profético, corajoso e válido das estruturas temporais as quais ameaçam o gênero humano. Nesse sentido a Ressurreição é libertação, ou seja, aquilo que cria o espaço pertinente para a liberdade acontecer, liberdade que não é relativa e nem repressão, é realidade concreta dos ressuscitados.

Celebrar a Ressurreição é reverenciar a liberdade que a salvação em Cristo proporciona, liberdade de ser gente, liberdade de ter dignidade, liberdade de poder estudar, ser saudável, ter terra, ou seja, liberdade que é vida em plenitude. Por isso que a Páscoa é a festa da vida. Não tem sentido falar de páscoa se ignorada a expressão pascal da liberdade que Cristo com sua Paixão, Morte e Ressurreição adquire para o gênero humano, restaurando a criação.

Ao contemplar o Santo Sepulcro vazio, olhemos para aquele que lá não está, e em seus gestos, palavras e ações, busquemos os caminhos coerentes para tornar o Reino de Deus mais visível em nosso meio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário