quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Conversando sobre Ética


A Ética e as ações humanas
O ser humano como sujeito ético e moral
Por Marcos Cassiano Dutra

O que é a Ética e qual a sua finalidade?

A Ética é indispensável para a existência humana, por que ela é necessária no convívio social, dado que o homem é um ser de relações. Dentro do âmbito das relações humanas está a responsabilidade da pessoa por suas ações (atitudes). Ações essas revestidas de caráter moral e envoltas no conflito de interesses entre o pessoal e o coletivo.

Se ética significa modo de ser e moral, costumes, logo a Ética, para a existência humana, possui a função importante de ser uma valiosa reflexão teórica que analisa os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral, contribuindo, portanto, na consciência ética da humanidade, a fim de motivá-la na construção da realidade, do caos para a organização, tornando possível a convivência social (integração social) em meio a uma realidade paradigmática, conflitante.

“O ser humano deve construir ou conquistar o seu ser. Não nasce, portanto, acabado. O grande desafio da vida humana é este processo de construção”, no qual a ética encontra-se inserida, por isso é indispensável à existência humana. 

Quais são os eixos éticos?

São cinco os eixos que constituem a reflexão ética, os quais se interligam, formando assim uma linha de raciocínio:

1º O agente (sujeito) – Pessoa humana dotada de faculdades naturais como consciência (razão, racionalidade) e vontade (liberdade, deliberar, escolher), chama-se isso de subjetividade ética, ou seja, o sujeito moral em si.

2º Conjunto de valores (conteúdo do ato ético) – Nesse segundo eixo encontra-se a vida ética, capaz de transformar objetos, lugares, tempos, pessoas. Vida composta de um conjunto de valores (espaço e tempo no qual o agente realiza seus atos), pois as ações morais acontecem mediante valores que são os princípios, meios e fins dela.

3º Relação entre meios e fins – No terceiro eixo está a técnica, as contradições sociais e as relações que permitem tudo, ou seja, pensamento, projeção e execução.

4º A situação (contexto) – Nada acontece no ocaso. Portanto, é necessário analisar o campo ético do contexto onde estão os valores (princípios e fins), bem como a realidade (tempo, condições) em que autores e atos estão inseridos éticamente.

5º Universo cultural (histórico-cultural) – No quinto e último eixo está o campo histórico-cultural onde está enraizada a ética, a sociedade e os atos, as ações, a intersubjetividade social do sujeito moral e a sua relação consigo, com o outro e com o universo. Relação que por si é transformadora daquilo que é histórico; pode-se dizer que é práxis humana.

Porque ser ético?

A Ética, como parte do agir social e moral do ser humano, é a expressão de sua humanidade, ou seja, de sua identidade humana. Faz parte do caráter humano a ética, sem ética é impossível haver civilização, humanidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário